Sementes Gergelim - Caixa com 3 kg
Marca: BRSEEDSModelo:Embalagem com 3 kgDisponibilidade: Imediata
Sementes Gergelim K3 (Sesamum indicum L.)
- Embalagem de 3,0 Kg
Introdução
O gergelim, Sesamum indicum L., é uma cultura cujas evidencias de sua prática datam do início da civilização. Possivelmente, seja originária da Índia e da região em que onde hoje é o Paquistão. Em escavações realizadas em sítios da civilização hindu foi encontrado gergelim em estratos atribuídos a 3050-3500 a.C. As evidências de cultivos desses tempos indicam que a extração do óleo era a principal atividade.
O gergelim é planta adaptada aos climas tropical e subtropical, com temperaturas médias elevadas, 25-30.oC, e tolerância a períodos relativos de seca. É uma opção interessante como cultura secundária, sucedendo à cultura principal, em plantios de janeiro a março.
A utilização principal é “in natura”, e compondo os produtos da indústria alimentícia e de panificação. A semente possuí 50-60% de óleo, 20% de proteínas , 18% de carbohidratos, 5% de fibras e cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, magnésio e enxofre. Após a extração do óleo o farelo ou farinha, possui cerca de 40% de proteínas. O óleo tem alta porcentagem de ácido graxo oléico. Portanto, é um alimento rico em proteínas e sais minerais.
TÉCNICA DE CULTIVO
SOLO- requer solos férteis, profundos, bem drenados, evitando-se os que se encharcam. Embora vegete bem em diversos tipos de solos, preferencialmente os solos leves facilitam o desenvolvimento do sistema radicular e, em consequência, o melhor desenvolvimento da planta.
O preparo do solo deve ser cuidadoso, com aração e gradeação antes do plantio, evitando os torrões, pois a semente é pequena, preferindo um leito uniforme para boa germinação
ÉPOCA DE PLANTIO- no Estado de São Paulo e região Sudeste e Centro-Oeste, pode ser plantado no período de outubro a novembro e de janeiro a fevereiro. Como tem boa tolerância à seca, recomenda-se sua utilização na “safrinha”, como cultura secundária, sendo boa opção.
ESPAÇAMENTO- Utilizando-se o espaçamento de 50-60 cm entre as linhas e densidade 20-25 sementes/m, sem desbaste posterior, com utilização de 4-5 kg de sementes por hectare.
SEMEADURA- pode ser manual ou mecânica, neste caso, preferindo semeadeiras em que não haja disco em movimento, apenas mecanismo de encaminhamento da semente. A profundidade deve ser de 2-3 cm.
ADUBAÇÃO E CALAGEM- deve ser feita de acordo com a análise química do solo. O calcário deve ser aplicado para elevar a saturação de bases a 70% e o teor de magnésio a um mínimo de 5mmolc/dm3
CULTIVO- deve ser mantida livre de ervas daninhas nos primeiros quarenta dias do ciclo, quando é mais sensível à concorrência. No final desse período há o início do florescimento, que se estenderá pelos próximos 60-70 dias, concomitantemente com a frutificação.
COLHEITA- o fruto do gergelim, é cápsula deiscente, isto é, abre-se com a secagem liberando as sementes. A colheita deve ser feita antes de ocorrer a secagem no campo. Para o IAC-Ouro a época de colheita ocorre ao redor de 95 dias da germinação, quando há o amarelecimento das plantas e queda das folhas, indicativo da colheita. A colheita manual é feita por etapas:
1. Corte das plantas, na base da haste;
2. Secagem em terreiro ou protegida para evitar perdas;
3. Trilha e limpeza da sementes;
4. Embalagem e armazenamento.